sábado, 22 de fevereiro de 2014

Roupinhas e lacinhos






Link: http://lisananprodutos.blogspot.com.br/2011/01/roupinhas-para-twister.html




sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Casinhas


As casas podem ser de madeira, plastico, PVC ou tecido. As casinhas de madeira costumam ser roídas, mas os porquinhos normalmente não roem as de tecido ou plástico.
Se o porquinho roer a casinha observe se não há risco dele se ferir. Caso haja algum perigo como pregos, troque a casinha.
Cuidado com o tamanho da casinha para que o bichinho não fique preso quando crescer. As casinhas, caminhas e tocas servem como abrigo para proteger do frio e dar segurança aos porquinhos mais assustados.
Casinhas para hamster são muito pequenas e podem causar sérios acidentes se o porquinho ficar preso nelas. Dê preferencia as específicas para porquinhos da índia ou para coelhos.





quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Banho


O banho pode ser dado em casa ou em Pet Shop. Porquinhos de pelagem curta raramente precisam de banho, mas os de pelagem longa necessitam de banhos com alguma freqüência.  
 O excesso de banhos também pode ser prejudiciar, pois pode retirar a proteção da pele facilitando infecções.
   


Instruções para o banho


- Use água morna numa bacia rasa. Coloque água apenas até a altura das patinhas. Banhos são estressantes, então procure ir com calma, e não coloque água demais, ou seu porquinho ficará desesperado.

- Dê o banho longe de correntes de ar.  

- JAMAIS coloque seu porquinho no sol, especialmente estando úmido! 


Banho - Passo a Passo

  1. 1- Colocar o porquinho na água ou molhar lentamente para que não se assuste. Não deixar cair água nos olhos e ouvidos.
  2. 2- Usar xampu para bebês ou especifico para roedores.
  3. 3- Ensaboar cuidadosamente para não cair xampu nos olhos. Caso isso aconteça, lave imediatamente com soro fisiológico e água
  4. 4- Enxaguar bem retirando todo o xampu.
  5. 5-Secar usando toalha para retirar o excesso de água.
  6. 6- Em seguida secar completamente com secador.
Banho vídeo


Xampus usados no banho


              

Porquinhos tomando banho



Feno, Capim e Alfafa

feno é uma mistura de plantas ceifadas e secas, geralmente leguminosas e gramíneas. A desidratação retira a água permitindo sua armazenagem por muito tempo sem se estragar, mantendo o valor nutritivo. Por ser a base da alimentação deve ser oferecido a vontade. Além de alimentar, auxilia no desgaste dos dentes, ocupando os porquinhos e reduzindo o stress. 

 

capim também tem ótimo valor, mas é oferecido na forma natural, sem ser desidratado. Deve ser oferecido fresco. É importante conhecer a origem do capim para evitar que esteja contaminado com produtos tóxicos. É sempre bom lavar o capim antes de oferecer aos porquinhos.
 É muito importante fornecer feno e capim para os porquinhos. É uma importante fonte de fibras e auxilia no desgaste natural dos dentes. Também pode ser dado a vontade para os porquinhos.



O feno de Alfafa é ótima fonte de fibras, mas por ter alto teor de cálcio não pode ser oferecida a vontade, porque pode causar cálculos urinários.  Pode ser oferecido uma vez por semana, como petisco para animais adultos e 2 vezes por semana para gestantes, para mães amamentando ou filhotes.  A alfafa pode ser encontrada em cubo ou em rama.

Saúde

Sinais que indicam que você deve levar seu porquinho ao veterinário:

  • Perda de peso
  • Mudança de comportamento
  • Secreção nos olhos
  • Obesidade
  • Dentes tortos ou quebrados
  • Sangue na urina
  • Salivação excessiva
  • Dificuldade para urinar
  • Ausência de urina
  • Dificuldade para mastigar
  • Respira de boca aberta
  • Espirros ou tosse
  • Respiração ofegante
  • Olhos sem brilho
  • Dor
  • Perda de apetite
  • Perda de equilíbrio
  • Falhas na pelagem
  • Secreção nasal
  • Coceira
  • Diarreia
  • Fezes com formato diferente
  • Ausência de fezes
  • Ferimentos
  • Pelos arrepiados
  • Sangramentos
  • Problemas no parto
  • Dificuldade para caminhar
  • Mancando
  • Inchaço



Veja abaixo alguns sintomas das doenças mais comuns:

SINTOMAS
POSSÍVEIS CAUSAS
O porquinho não come



Perda de peso

Má Oclusão Dentária, Outros.

Respiração forçada, ofegante
Infecção do Trato Respiratório, Problemas Circulatórios (cardíacos), Outros.


Olhos irritados, espirrando

Pêlos arrepiados, ásperos


Olhos embotados, lacrimejando

Infecção do Trato Respiratório, Outros.
Postura encurvada, porquinho muito parado

Infecção do Trato Respiratório, Outros.

Babando

Má Oclusão Dentária, Outros.

Fezes líquidas

Diarréia (causas diversas).

Ausência de fezes

Anorexia, Bloqueio Intestinal, Outros.

Ausência de urina

Cálculo Urinário, Outros.

Presença de sangue na urina
Infecção do Trato Urinário, Cálculo Urinário, Problemas Uterinos (fêmeas), Outros.

Mancando, anda saltando

Ferimento, Deficiência Mineral, Escorbuto, Artrite, Outros.

Pêrda de pêlos, coceira

Sarna, Micose, Outros.

Perda de equilíbrio

Infecção no Ouvido, Envenenamento, Outros.

Cabeça inclinada para um lado

Infecção no Ouvido, Torção de Pescoço, Outros.

Problemas no parto

Distocia, Placenta Retida, Outros.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Frutas, Legumes e Verduras

VEGETAIS: Sirva pequenas porções de vegetais frescos (um copo por dia) como uma fonte adicional de vitamina C e outros nutrientes. Salsinha, chicória, acelga, um pedaço pequeno 
de cenoura, tomate, pimentão verde ou vermelho e espinafre são escolhas comuns. Seu porquinho também vai apreciar capim limpo e sem pesticida, dente-de-leão e palha verde de milho. Introduza novos vegetais gradualmente. Uma vez introduzido, providencie uma variedade diariamente para ajudar a manter uma boa saúde


Comidas diferentes devem ser apresentadas aos poucos, e uma de cada vez, para se ter certeza de que o porquinho não terá nenhuma reação ruim a elas.

É importante saber que nenhuma ração para coelhos conterá a vitamina c, sendo esta a razão pela qual se torna tão importante a suplementação com verduras e frutas frescas.

Procure não alimentá-los somente com ração, pois eles necessitam de grande quantidade de vitamina C, encontrada nos vegetais, pois são os únicos animais, além do homem, a sofrer carência desta vitamina, apresentando os mesmos sinais de escorbuto.

Uma das melhores fontes de vitamina C é a couve, uma das coisas que eles mais gostam é o capim, que é a melhor opção, sem falar que é o alimento natural dos porquinhos.

Laranja
Abacate
Ameixa
Amora
Abobrinha
Agrião
Banana
Berinjela
Abacaxi
Maçã
Manga
Caqui
Beterraba e folhas
Couve Manteiga
Cenoura e rama
Pimenta Cambuci
Morango
Pêra
Uva passa
Tangerina
Pepino
Tomate
Jiló
Manga
Mirtilo
Mostarda
Escarola
Pimentão
Almeirão
Acelga
Abobora
Jabuticaba
Chuchu
Brócolis
Coco
Rabanete
Melão
Melancia
Maracujá
Repolho
Chicória
Acerola
Espinafre
Cranberry
Toranja
Rúcula
Milho
Goiaba
Framboesa
Uva
Caja
Couve flor


Vídeos





sábado, 15 de fevereiro de 2014

Brinquedos

Brinquedos para aves – Alguns porquinhos-da-índia gostam de os ter pendurados nas gaiolas, outros preferem carregá-los de um lado para o outro da gaiola e abaná-los na boca.

Bolas – Bolas de ping-pong, ténis ou bolas para gatos que não sejam ásperas e resistentes.

Peluches – Os porquinhos-da-índia gostam de utilizar brinquedos suaves como almofada ou até mesmo de os carregar de um lado para o outro da gaiola. O enchimento dos peluches pode ser prejudicial para os porquinhos-da-índia, por isso é preciso estar atento e verificar que o animal não conseguiu abrir o boneco. Como alternativa pode substituir o enchimento por feno. A meia é uma opção mais segura, mas muitas vezes os porquinhos-da-índia apegam-se a determinado boneco.

Espelhos – Alguns porquinhos-da-índia gostam de admirar o seu reflexo. Compre espelhos indicados para aves, que são resistentes e seguros para os animais. Coloque-os no lado de fora das grades.

Brinquedos em madeira – Colheres, blocos com gravuras, etc. Prefira os que não são pintados.








Brinquedos - Econômicos


Papel de impressora - Faça uma bola de papel com papel de impressora branco. Não utilize papéis com tinta pois os químicos podem ser prejudicais à saúde do seu animal. É um brinquedo que dá para roer e para arrastar pela gaiola.

Tubo dos rolos de papel higiénico ou tubo do rolo de papel de cozinha - Pode utilizá-los fazendo o porquinho-da-índia perseguir o rolo, ou então rechear os rolos com feno. Dê sempre um corte vertical nos tubos para os porquinhos-da-índia não ficarem presos.


Meia – Pode dar aos porquinhos-da-índia uma meia velha ou recheá-la com feno.

Mantas ou toalhas – Pode dar uma configuração completamente diferente ao terrário do seu porquinho-da-índia se utilizar mantas ou toalhas arranjadas de forma estratégica para criar cavernas, túneis ou abrigos. Deve supervisionar o seu porquinho-da-índia enquanto ele tem roupa, tecidos ou toalhas na gaiola.

Tubos de PVC – Podem ser cortados de forma a permitir que os porquinho-da-índia trepem, se escondam ou subam para cima dos tubos.

Blocos de cimento, tijolos ou pedras duras – São uma forma original de criar percursos de obstáculos para os porquinhos-da-índia e uma forma de os manter frescos no Verão. Podem também ajudar a gastar as unhas.

Sacos de papel não colorido – Os sacos de papel não tingidos são um esconderijo original e algo diferente que os porquinhos-da-índia podem roer. Corte as pegas para não haver risco de o animal ficar preso nelas. Para tornar os sacos mais divertidos, pode cortar buracos dos lados para criar outras zonas de entrada e saída.

Caixas de cartão – Com um pouco de imaginação, quase tudo pode ser feito com estas caixas. Desde abrigos até comedouros onde os porquinhos-da-índia podem procurar uma guloseima especial.

Tendas – A partir do material das cortinas das banheiras, pode fazer facilmente esconderijos tipo tendas nos cantos da gaiola.

Ramos de árvores de fruto – É difícil de arranjar ramos de árvores de frutos sem pesticidas ou outros químicos a não ser que tenha um árvore no seu quintal. Os ramos da macieira são óptimas escolhas. Cerejeira, pessegueiro e ameixieira são tóxicos para os porquinhos-da-índia.











sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Rações


 O ideal são rações específicas para porquinho, mas infelizmente temos poucas opções no Brasil e dependendo da região é muito difícil encontra-las. A segunda opção são rações de coelho. Nenhuma ração de coelho tem a quantidade de vitamina C necessária para os porquinhos, por isso é importante a oferta de frutas e verduras.

Formulada com vitamina C (aproximadamente ¼ de copo de ração por dia). Compre ração em pequenas quantidades e guarde em um lugar fresco, seco e sem luz para preservar a potência da vitamina C (cheque a data de validade para assegurar se a ração é fresca).








OBS: Nunca dê ração para hamsters, por conter sementes de girassol e alimentos prejudiciais.